Elifas Andreato

by - janeiro 27, 2010

 

Elifas Andreato é, sem dúvida, um dos mais importantes artistas gráficos do Brasil. Sua extraordinária história começa no interior do Paraná, onde viveu em condições miseráveis que o mantiveram um analfabeto até a adolescência. Antes de descobrir seu talento para as artes gráficas, Andreato foi operário e militante político perseguido pela ditadura. Um fato curioso é que ele, mesmo sem ter recebido uma instrução formal, chegou a ser professor de artes na USP.

Foi a partir dos anos 70, quando Andreato desenvolveu o projeto gráfico para a coleção História da MPB, que este artista passou a imprimir suas marcas na cultura brasileira, criando capas para LP´s de artistas como Cartola, Chico Buarque e Pixinguinha, entre outros. Estas capas caracterizavam-se pela diagramação revolucionária para a época que, segundo próprio Andreato hoje relata, eram feitos após rodadas de chope e de sinuca das quais ele participava em companhia dos compositores a quem ia retratar. Isso serviu para que o jovem paranaense conhecesse intimamente os artistas a quem estava retratando, imprimindo nelas a personalidade de cada um.

Desde o início de sua carreira foram mais de 500 capas. Atualmente, com a popularização dos CDs e outras mídias mais compactas, acabaram o romantismo e a liberdade que as dimensões do vinil proporcionavam. No entanto não teve fim o trabalho de Elifas Andreato que até hoje desenvolve projetos que pretendem captar, através de referências visuais, a essência da cultura brasileira.

 

Originalmente publicado em:

http://designteatro.wordpress.com/

Você também pode gostar

0 comentários